Lançamento do Comitê Quilombola fortalece mobilização para a Marcha das Mulheres Negras 2025

Lançamento do Comitê Quilombola fortalece mobilização para a Marcha das Mulheres Negras 2025
Lançamento do Comitê Quilombola fortalece mobilização para a Marcha das Mulheres Negras 2025

No dia 25 de março de 2025, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) realizou o lançamento oficial do Comitê Quilombola da Marcha das Mulheres Negras 2025 – Por Reparação e Bem Viver. O evento aconteceu no Sítio Terra do Sol, em Brasília (DF), como parte do Planejamento do Coletivo de Mulheres da CONAQ, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de março.

A iniciativa reuniu cerca de 60 mulheres quilombolas, representantes de entidades parceiras e apoiadores em um momento estratégico para a organização da luta quilombola no período de 2025 a 2027, com foco na mobilização para a Segunda Marcha das Mulheres Negras, prevista para 25 de novembro de 2025. O grande objetivo é reunir um milhão de mulheres negras e quilombolas de todo o Brasil nas ruas de Brasília.

A abertura contou com a apresentação dos 13 motivos para marchar, seguida da composição da mesa da Marcha das Mulheres Negras 2025, que trouxe importantes lideranças para reafirmar o compromisso com a justiça, o reconhecimento e a reparação histórica dos povos quilombolas. Entre as participantes, estiveram presentes Edna Paixão (CONAQ), Vinólia Andrade (AMNB e Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras), além das ministras Macaé Evaristo (MDHC), Anielle Franco (MIR – a confirmar) e Cida Gonçalves (MM).

O Comitê Quilombola se consolida como uma ferramenta essencial para dar visibilidade às demandas das mulheres quilombolas, garantindo a sua participação ativa nos debates sobre reparação histórica, direitos territoriais e justiça social. O evento reforçou a força coletiva dessas mulheres, que seguem marchando por um país mais justo e igualitário.

© 2025 Marcha das Mulheres Negras. Todos os direitos reservados.


Orgulhosamente feito por Odara Comunicação