Assine a News

Atualizações em primeira mão!

A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver é um movimento construído por mulheres negras de todo o Brasil, de diferentes gerações, territórios e contextos sociais.

Comitê de Psicólogas Negras

Saúde mental, Reparação e Bem Viver: o Comitê Nacional de Psicólogas Negras

O Comitê Impulsor Nacional das Psicólogas Negras foi criado com o objetivo de garantir que a articulação política das psicólogas negras esteja refletida na construção da Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontecerá em novembro de 2025, em Brasília.

Formado por psicólogas negras de várias partes do Brasil, o Comitê surge irmanado ao compromisso de assegurar protagonismo, visibilidade e participação estruturada dessas profissionais na Marcha. Aqui, suas experiências e conhecimentos voltados à saúde mental, ao enfrentamento do racismo e à promoção do Bem Viver ocupam o centro das decisões e ações coletivas.

Por que o Comitê existe?

A Marcha é um processo político amplo, que precisa refletir a diversidade das mulheres negras brasileiras em todas as suas dimensões, inclusive a saúde mental. As psicólogas negras enfrentam os efeitos do racismo estrutural e promovem ações de resistência que dialogam com as especificidades históricas e sociais das mulheres negras. O Comitê existe para fortalecer essas vozes e construir uma agenda de reparação que contemple também o cuidado psíquico e emocional.

O que o Comitê faz?

O Comitê atua como um espaço autônomo e coletivo de escuta, mobilização, articulação e incidência política. Entre suas principais ações, estão:

  • Garantir a presença e o protagonismo das psicólogas negras na organização e realização da Marcha;
  • Ampliar o debate sobre saúde mental, racismo e o impacto da opressão na vida das mulheres negras;
  • Fortalecer redes de apoio psicológico e comunitário que promovam o cuidado integral e a resistência;
  • Propor estratégias que articulem saúde mental, reparação e Bem Viver a partir das perspectivas das mulheres negras.

Quem pode participar?

Todas as psicólogas negras, estudantes ou profissionais da área de psicologia, que desejam somar forças na construção da Marcha com foco no enfrentamento das desigualdades e na promoção do cuidado, da saúde mental e da reparação. O Comitê é um espaço seguro, construído por e para psicólogas negras.

Como surgiu?

O Comitê de Psicólogas Negras foi criado a partir da mobilização de profissionais e estudantes negras que reconheceram a importância de ocupar espaços políticos e de cuidado no movimento de mulheres negras. Desde então, vem ampliando sua atuação, fortalecendo a Marcha e contribuindo para uma agenda que valorize a saúde mental como parte fundamental da Reparação.

Como se conectar?

  • Se você é psicóloga negra ou estudante de psicologia e quer participar do Comitê, envie um e-mail para: anpsinep@gmail.com
  • Vamos juntas construir a Marcha que acolhe e transforma!

Outros comitês

Apoiadores

Fase
Fundação Ford
Fundação Tide Setubal
Fundo de Accion Urgente (FAU)
ICCI
Instituto Channel
Luminate
OSF