Mapeamento de Comitês (auto-post)

Mapeamento de Comitês Regionais, Estaduais e Municipais rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

Este mapeamento está sendo realizado pelo Comitê Internacional da Marcha das Mulheres Negras com o objetivo de fortalecer a mobilização em todo o Brasil e no mundo. Queremos identificar e conectar os Comitês Regionais, Estaduais e Municipais que estão organizando ações para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, ampliando a articulação e garantindo que nossa luta ecoe em cada território.

Se você faz parte de um comitê ou conhece alguma organização envolvida, preencha este formulário e ajude a construir essa grande rede de resistência e transformação! ✊🏾🔥


Assine a News

Atualizações em primeira mão!

A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver é um movimento construído por mulheres negras de todo o Brasil, de diferentes gerações, territórios e contextos sociais.

Comitê de Mulheres Negras com Deficiência

O que é o Comitê?

O Comitê de Mulheres Negras com Deficiência é um espaço autônomo, horizontal e apartidário organizado por mulheres negras com deficiência de diversas regiões do Brasil. Nosso objetivo é garantir que a Marcha Nacional das Mulheres Negras seja verdadeiramente representativa, acessível e anti capacitista, incluindo de forma transversal os temas que são esteios para a nossa vida, em ações e documentos nacionais. Por que o Comitê existe?
Existimos porque a presença das mulheres negras com deficiência não é opcional, ela é essencial. Sem nossas vozes, a Marcha não representa toda a pluralidade das mulheres negras no país. A ausência dessa interseccionalidade compromete a legitimidade política do movimento e inviabiliza demandas urgentes no cruzamento entre raça, gênero e deficiência. A interseccionalidade é uma ferramenta necessária para dar visibilidade à força feminina negra deficiente, para que se possa criar caminhos com equidade que contemplem as necessidades das mulheres negras em suas singularidades.

O que o Comitê faz?

  • Propõe diretrizes para participação plena e acessível na Marcha;
  • Dialoga com comitês estaduais, comunicação e logística da Marcha;
  • Organiza mapeamento e mobilização de mulheres negras com deficiência em todo o país;
  • Produz contribuições políticas, formações e materiais acessíveis;
  • Atua para garantir intérpretes, suportes físicos, comunicacionais e atitudinais;
  • Fortalece o protagonismo das mulheres negras com deficiência nos debates públicos e na construção da Marcha;
  • Incide na construção de materiais, documentos e políticas públicas a partir de uma perspectiva anticapacitista e antirracista. Com práticas tanto para o atual presente, assim como ações para evocar o futuro.

Quem pode participar?

Mulheres negras com deficiência de todo o Brasil, de forma autônoma, coletiva e colaborativa, assim como cuidadoras/apoios que acompanham mulheres com deficiência com dependência complexa, quando necessário para garantir participação plena.

Como surgiu?

O Comitê surge da articulação nacional de mulheres negras com deficiência que, em diálogo com representantes da Marcha em julho de 2025, decidiram construir uma agenda organizada para garantir nossa participação, acessibilidade, presença política e reconhecimento estratégico dentro da Marcha.

Como se conectar?

O contato pode ser feito por meio do e-mail oficial criado pelo grupo e pelo grupo de WhatsApp do Comitê. Indicamos que parceiras, coletivos e organizações entrem em contato via e-mail, e que mulheres negras com deficiência interessadas em integrar o Comitê ingressem pelo grupo oficial. Enviem nome e número de WhatsApp o email mulheresnegrascomdeficiencia@gmail.com .

Somos mulheres negras com deficiência em Marcha para a luta pelo Bem Viver, realmente, não deixar  ninguém para trás

Outros comitês