Assine a News
Atualizações em primeira mão!
A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver é um movimento construído por mulheres negras de todo o Brasil, de diferentes gerações, territórios e contextos sociais.
Atualizações em primeira mão!
A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver é um movimento construído por mulheres negras de todo o Brasil, de diferentes gerações, territórios e contextos sociais.
O Comitê Impulsor Nacional das Mulheres Negras Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexo (LBTI) é um espaço de articulação política criado para garantir que a diversidade das mulheres negras esteja refletida na construção da Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontecerá em novembro de 2025, em Brasília.
O Comitê reúne mulheres negras LBTI de diferentes regiões do país e nasce com o compromisso de assegurar protagonismo, visibilidade e participação estruturada dessas mulheres na Marcha. Isso significa construir um caminho onde suas vivências, saberes e lutas estejam no centro das decisões e ações coletivas.
A Marcha é um processo político amplo, que precisa refletir a diversidade das mulheres negras brasileiras. Sabemos que mulheres negras LBTI enfrentam múltiplas formas de opressão, a exemplo do racismo, a LBTfobia e a misoginia, que atravessam suas trajetórias de forma específica. O Comitê é um espaço criado para que essas experiências não sejam invisibilizadas, mas sim fortalecidas como parte fundamental da construção do Bem Viver.
O Comitê atua como um espaço autônomo e coletivo de escuta, mobilização e construção política. Entre suas principais ações, estão:
Todas as mulheres negras Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexo que desejam somar forças na construção da Marcha, com foco no combate às desigualdades e na defesa de um futuro com dignidade, afeto e liberdade. O Comitê é um espaço seguro, construído por e para mulheres negras LBTI.
O Comitê foi lançado publicamente durante o XII SENALESBI – Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, em fevereiro de 2024, na cidade de Curitiba (PR). Desde então, vem reunindo ativistas de diferentes territórios e experiências, ampliando o alcance da Marcha e contribuindo com a construção de uma agenda política nacional que contemple a pluralidade das mulheres negras brasileiras.
Se você faz parte de uma organização, coletivo ou é uma ativista independente e quer se somar ao Comitê Impulsor Nacional das Mulheres Negras LBTI, envie um e-mail para: marchadasmulheresnegras2025@gmail.com
Vamos juntas construir a Marcha que queremos e precisamos.
Com coragem, memória, diversidade e sonho!